KaTembe afirmar-se como novo polo de desenvolvimento

O DISTRITO Municipal KaTembe está vez mais a impor-se como novo polo de desenvolvimento da Cidade de Maputo. Com efeito, foi já elaborado o Plano Geral de Urbanização do distrito, estando, neste momento, o Conselho Municipal a trabalhar nos planos de pormenor das diversas áreas de organização da urbe que vai contemplar zona industrial, torres residências, complexos desportivos, parques e jardins.

Enquanto se conclui os planos e a infra- estruturação da terra, a edilidade está a pavimentar algumas vias de acesso, reabilitar e ampliar a morgue local, alocar novos autocarros e abrir novas rotas, facto que fez o executivo liderado por Eneas Comiche merecer nota positiva dos munícipes daquela urbe.

Durante o Comício Popular, realizado no último fim-de- semana, no distrito que aloja a maior ponte suspensa de África, a munícipe, Sabina Jorge enalteceu o trabalho realizado pelo Conselho Municipal, sobretudo na reabilitação e ampliação da morgue do Centro de Saúde do distrito, pois, segundo disse, veio aliviar o sofrimento que até então se vivia, na medida em que quando alguém perdesse a vida, os familiares eram obrigados a percorrer longas distâncias até ao Posto Administrativo da BelaVista para poder conservar o corpo e fazer mesmo exercício para vir enterrar já na KaTembe. 

Sabina agradeceu a abertura de furos de água que melhorou o abastecimento do precioso líquido, muito embora tenha lamentado o facto de em algumas zonas esta se apresente salubre.

Residente há 50 anos em KaTembe, Sílio Paulino também disse em viva voz “obrigado Presidente Comiche pela morgue”. Paulino referiu que os munícipes da KaTembe “há  muito tempo” que esperavam por esta boa nova e exortou a edilidade a consultar os residentes da zona no acto da atribuição de topónimos.

Paulino congratulou o Conselho Municipal pela de construção de escolas, dado que no passado as crianças tinham que percorrer longas distâncias para ter aulas e de noite, corriam risco de sofrer assaltos. E para fechar a longa intervenção, o munícipe pediu que se diminuísse ainda mais o valor da portagem, recentemente reduzida de 165 para 125 por viagem, por considerar ser ainda “proibitivo” o valor da mesma, a avaliar pelo número de viaturas que ficam estacionadas na rotunda antes da portagem e os proprietários deixam e apanham autocarros para irem para o centro da cidade e vice-versa.

O empresário, Sérgio de Sousa, quer que a edilidade acelere o cadastro para imóveis e estabelecimentos comerciais de modo a se viabilizar o pagamento do Imposto Predial Autárquico e a Taxa Por Actividade Económica, respectivamente.  Frisou que há vontade de pagar, mas é preciso haver maior flexibilidade do Conselho Municipal no sentido de regularizar os espaços ocupados e as actividades desenvolvidas para que KaTembe contribua na batalha de desenvolvimento da Cidade Maputo.

Sousa Chamou atenção para que se acelerem as obras municipais, pois, as mesmas arrancam numa velocidade, mas no meio do percurso abrandam ou são abandonadas pelos empreiteiros.

Bastante emocionado, Isac Sitoe, expressando-se em língua local, disse “estou feliz por falar com o Presidente Comiche cara a cara. Papá Comiche aqui o transporte não chega para todos, estou a pedir autocarros dos EMTPM para aqui no distrito”.

Já Inácio Tembe, um dos Ndunas do regulado, em representação da autoridade tradicional, agradeceu a visita do Edil de Maputo ao distrito e congratulou-se pelos trabalhos que estão a ser desenvolvidos pelo CMM naquele ponto da cidade de Maputo, tendo destacado a pavimentação de vias de acesso, reabilitação da morgue, para além da instalação de serviços de notariado que permitem o registo de crianças e emissão do Bilhete de Identidade.

Por sua vez, Francisco Mucavele pediu a construção de um murro de vedação nas quatro unidades sanitárias existentes no distrito, para preservação do património do Estado.

CA//Apostamos nas infra-estruturas

EM RESPOSTA às preocupações levantadas no encontro com a população da KaTembe, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo referiu que a aposta do seu executivo é prover infra-estruturas públicas que contribuam para o melhoramento, cada vez crescente, da qualidade de vida dos munícipes.

Afirmou que nos últimos meses a edilidade teve como prioridade (i) a reabilitação e ampliação da morgue local, trabalho que foi desenvolvido com fundos próprios do CMM; (ii) a construção de duas secretarias de bairro, uma em Inkassane e outra em Chamissava; (iii) o melhoramento de pouco mais de 20 quilómetros de estrada de terra batida que ligam os diferentes bairros do distrito e (iv) a construção de dez salas de aulas, cinco das quais na Escola Primária Dez de Julçho e as outras cinco na Escola Primária Mutsékwa.

          CAA// Reduzido valor da Portagem

No concernente ao valor de pagamento da Portagem, Eneas Comiche pediu ao vereador local, Celso Fulano, para dar explicações do trabalho que estava a ser feito junto da concessionária desta infra-estrutura – a REVIMO. Assim, Fulano disse que do trabalho realizado, resultou na redução dos valores da portagem de 165 para 125 meticais. “Esta é uma taxa normal, exigida a qualquer viatura ligeira que atravesse a ponte. Para os katembezes, ou seja, para os residentes na KaTembe, foi fixada uma taxa de 50 meticais. Esse é o valor que se cobra a um residente na KaTembre”, frisou Celso Fulano.

Já no respeitante à paralisação das obras de construção de estradas, outras das preocupações levantadas pelos munícipes, o Vereador de Infra-estruturas Urbanas, Santurino Chembeze, referiu que estas sofreram uma interrupção devido a questões de índole ambiental, mas que o assunto já se encontra ultrapassado. “A empresa retomou, esta semana, os trabalhos”, frisou.

Recordar que quanto aos transportes, a edilidade alocou, em Março último, novas viaturas para fazer face à problemática de mobilidade no distrito. “Para melhorarmos inda mais esta questão, o Conselho Municipal tem já agendado um encontro com os operadores públicos e privados para que sejam aloucadas viaturas, sobretudo no período nocturno, uma vez que estes alegam falta de passageiros, principalmente na rota KaTembe/baixa da cidade. Vamos procurar chegar a um ponto que satisfaça a todos”, referiu o Director Municipal de Mobilidade e Transportes, Nelson Massango.

Na visita que efectuou ao Distrito Municipal KaTembe, o Presidente do CMM, Eneas Comiche, inteirou-se das obras de construção da secretaria do bairro Chamissava, escalou a morgue, reuniu com o Conselho Consultivo e com os funcionários e nos encontros ficou o compromisso de juntos arregaçar as mandas e de forma rápida e eficaz implementar o PDM 2019-2023.

Share this content: