Munícipes de KaMubukwana satisfeitos com trabalho da edilidade

Os munícipes do Distrito Municipal KaMubukwana dão nota positiva ao trabalho que o Conselho Municipal de Maputo tem levado a cabo naquele ponto geográfico da cidade. Os citadinos manifestaram este posicionamento no comício popular dirigido pelo Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas

Comiche, que esteve naquele distrito na passada sexta-feira, 30 de Setembro, para uma visita de trabalho de um dia.

Entre os trabalhos que estão a ser realizados destaca-se a construção de estradas, valas de drenagem, quadras desportivas polivalentes, parque infantil e investimentos no desassoreamento do Rio Mulaúze, que beneficiou perto de dois mil agricultores.

Teresa Sambo, uma das munícipes que interagiu com o Edil, agradeceu ao Conselho Municipal pela construção de valas de drenagem no Bairro 25 de Junho, pois, segundo ela, aliviam o sofrimento dos munícipes, uma vez que no tempo chuvoso eram afectadas por inundações cíclicas.

Daniel Moiane, munícipe residente no Bairro Magoanine “A”, congratulou o facto de o seu bairro ter beneficiado de dois centros de saúde e mesmo número de postos policiais, bem como do melhoramento na recolha de resíduos sólidos urbanos.

Apesar de globalmente satisfeitos, os munícipes referiram-se à necessidade de se melhorar outros aspectos como a iluminação pública e a colocação de sinalização em algumas estradas.

Entretanto, visivelmente orgulhoso com o trabalho que está a ser realizado sob sua liderança, o Presidente do Conselho Municipal disse que foi a pensar na satisfação dos munícipes que ordenou grande parte das acções concluídas e em curso naquele distrito.

Assim, Eneas Comiche exemplificou com a construção de estradas, passeios e valas de drenagem no Bairro 25 de Junho “A”, infra-estruturas que ajudaram a melhorar o saneamento do meio.     

O Edil exemplificou ainda com a construção da Rua da Paz, da quadra desportiva polivalente na Escola Primária Completa Unidade 29 e mencionou algumas das obras ainda em curso, como é o caso da Rua São Pedro e das valas de drenagem nos quarteirões 15 e 26, no Bairro 25 de Junho “B”. 

Todos devemos

Pagar impostos

Para além das obras, Eneas Comiche falou com os munícipes sobre a descentralização na gestão do solo urbano e das taxas e impostos municipais.

Relativamente à descentralização da gestão do solo urbano, o Edil afirmou que já não é necessário pedir ao Presidente do Conselho Municipal espaço para construção de habitação ou realização de outra actividade, pois, tal pedido pode ser feito ao Vereador que dirige o distrito. Ainda neste contexto, o Presidente referiu que em KaMubukwana já foram entregues cerca de 5 mil DUATs (Direitos de Uso e Aproveitamento de Terra).

Quanto às taxas e impostos municipais, o responsável máximo pela edilidade reiterou a importância do pagamento do Imposto Predial Autárquico (IPRA) e de outras taxas, igualmente relevantes, uma vez que é com base nos mesmos que se pode desenvolver a cidade.

O roteiro da visita do Presidente

A visita do Presidente do Conselho Municipal ao Distrito Municipal KaMubukwana ficou marcada por um preenchido programa.  

Logo nas primeiras horas do dia, o Edil visitou o Mercado de Luís Cabral, seguindo-se o Centro de Saúde de Inhagoia “A”, locais onde, para além de interagir com os trabalhadores, verificou as condições de trabalho. Pelo meio, e posteriormente, o Edil manteve encontros de cortesia (na Sede do distrito) e liderou uma série de reuniões, com destaque para a Sessão Extraordinária do Conselho Consultivo Distrital. 

À tarde, para além do comício popular, Eneas Comiche reuniu com agentes económicos do distrito e encerrou com um encontro de balanço, onde foi feita a avaliação da visita efectuada por si e seu elenco.

Share this content: