Dia Internacional do Idoso 

Mais que uma celebração, partilha de amor e valores

O CALENDÁRIO marcava o primeiro dia do mês de Outubro e associado à data um sentimento de alegria e reflecção sobre a importância da valorização da pessoa idosa, afinal é delas que muitos colhem lições de vida, educação e práticas

progressivas, e, reconhecendo o espaço que esta figura ocupa na sociedade. O Presidente do Conselho Municipal, Eneas Comiche, sua Esposa Lúcia Comiche e parceiros,

proporcionaram, sábado último, um almoço de confraternização no Lar da Terceira Idade, alusivo ao Dia Mundial do Idoso, exortando aos munícipes a pautar pela estima, zelo e respeito pelas diferenças sociais.

Sob o lema “Resiliência das pessoas idosas num mundo em mudança”, o evento buscou promover o envelhecimento saudável, com base em áreas de acção concretas como a necessidade de proporcionar ambientes adaptados aos idosos, livres de barreiras físicas e sociais; de discriminação etária, para além de garantir o acesso a serviços essenciais de Saúde com qualidade.

As acções realçadas, se encontram no cerne das preocupações da edilidade que, no quadro de implementação do Plano de Desenvolvimento Municipal (2019-2023) confere especial atenção a estes dilemas prevendo, igualmente, comprometer e envolver, na causa, todos os munícipes para melhoria das condições de vida e tratamento dos idosos.

Na ocasião, o Presidente do Conselho Municipal, Eneas Comiche, reiterou o apelo a todos os munícipes a contribuírem para melhorar as condições de vida das pessoas da 3ª idade, para elevar a sua autoestima e proporcionar-lhes o gozo dos seus direitos e sua integração na sociedade e na família.

Por sua vez, a patrona do lar, Dona Lúcia Comiche, realçou o facto de “ser idoso é acumular experiências e sabedorias que merecem ser compartilhadas, facto que é digno de reconhecimento e faz nos sentir representados pela pessoa idosa, pois conhecemos a vida a partir do seu zelo, pelo que, à eles devemos o nosso respeito e consideração, que possamos cuidar de quem cuidou de nós com amor e paciência”.

A data se traduziu numa oportunidade para aumentar a consciência dos desafios da pessoa idosa dando espaço à sua voz, perspectivas e necessidades, enaltecendo, igualmente, políticas significativas e holísticas que permitam avançar rumo a conquista da protecção e promoção do idoso.

A festa, que este ano contou com a presença de cerca de 70 convidados, entre moradores do lar e parceiros, foi abrilhantada pela actuação da cantora Liloca que, com um reportório rico e diversificado, proporcionou momentos de dança a todos presente, incluindo alguns idosos que se apoiam em muletas e andarilhos para se locomoverem.  

Share this content: